quinta-feira, 28 de junho de 2007

SOFTWARE LIVRE

SOFTWARE LIVRE:

TEXTO INFORMATIVO:

O Software Livre reúne características de diversos modelos de software, como o OpenSource e outros. O software livre porem não deve ser representado pela sua gratuidade. Porque, Free Software, tem como tradução correta Software Livre e não Software Gratuito.Quando seu Software está licenciado de modo a chamar-se Software livre não só você, como desenvolvedor, como qualquer outro como usuário ou colaborador tem total liberdade para efetuar mudanças naquele software, uma vez que a licença do mesmo seja seguida .

Então você deve estar se questionando: Mas que liberdade são essas? Eu uso meu software proprietário com toda liberdade que quero. Na verdade, a partir de quando o marketing domina as massas e a sociedade se acostuma com isso, todos começam a se acostumar com os modelos impostos por mais que esses causem mal. Adquirir um software que diz ser livre, indica que você poderá ter acesso ao código-fonte daquele software, ou seja, saber como ele funciona e como trata do respectivo tema.

TEXTO OPINATIVO:

Software livre será que é seguro?

Na minha concepção um exemplo básico seria, se um cara que entende o código fonte pegar um CD , por exemplo, com o “DEBIAN LINUX”, alterar todo o código, gravar em um novo CD e sair distribuindo o "Debian Linux" todo alterado a fim de roubar informações e um usuário leigo que não entende o código, ficar usando o software e assim estar sendo prejudicado o que me garante que isso não pode acontecer com o Software Livre.

Desse ponto em diante, vai de você utilizar qualquer CD ou um oficial, baixar de qualquer canto na internet, ou do servidor oficial da distribuição.

Nenhum comentário: